A prática de atividade física tem inúmeros benefícios dos quais se incluem: reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; aperfeiçoamento das habilidades físicas; perda de peso/gordura e/ou a manutenção. No entanto, a atividade deve ser realizada sob a orientação de um profissional qualificado de maneira a tirar o maior rendimento possível de forma segura.

Estudos comprovam que o exercício físico realizado de forma regular estimula o sistema imunitário, reduz a pressão arterial em repouso, melhora a diabetes, diminui o colesterol total e aumenta o HDL (o “colesterol bom”). Para além disso reduz o risco de obesidade e previne doenças cardiovasculares e cardíacas. Por exemplo, uma pessoa que passe a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%! Isso mostra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhoria na saúde e na qualidade de vida.

Já no campo da saúde mental, a prática de exercício ajuda na regulação das substâncias relacionadas com o sistema nervoso, melhora o fluxo de sanguíneo para o cérebro, regula o sono, pois existe libertação de endorfina, uma enzima que dá a sensação de bem-estar diminuindo a ansiedade, o stress e o risco de depressão.

Para se sentirem estes benefícios não é necessária a prática intensa de atividade física, mas sim, um mínimo de atividade para que se alcance esse objetivo. Dessa forma, atividades que consomem mais energia podem ser realizadas por menos tempo e com menor frequência, enquanto aquelas com menor gasto devem ser realizadas por mais tempo e/ou mais frequentes.

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *