Ter uma alimentação saudável não é difícil, basta saber escolher o que comer (qualidade), nas proporções adequadas (quantidade) e às horas certas.
É importante perceber que uma alimentação saudável não é propriamente uma dieta para emagrecer e não tem de existir uma restrição calórica ou alimentar. Ter uma alimentação saudável não deve ser um sacrifício, mas sim um prazer em fazer escolhas saudáveis e saborosas. Claro que pode-se comer de vez em quando um doce, ou umas batatas fritas, mas não pode ser regra. Uma alimentação saudável tem de ser algo a longo prazo, tem que ser um estilo de vida.
Existem diferentes ideias do que é uma alimentação saudável, mas de uma forma geral devem-se evitar alimentos processados, refinados, procurar ingerir alimentos mais completos, naturais e integrais como fruta, vegetais, proteína, ácidos gordos (saudáveis) e cereais integrais. Ou seja, em vez de se cortarem nos hidratos de carbono ou nas calorias ingeridas, devem-se preocupar mais com a qualidade dos alimentos que consomem.
Um grande problema das dietas hipocalóricas, é que devido à sua restrição acabam por ser temporárias, a pessoa até perde peso, mas rapidamente se farta e volta a ganhar peso. Para além disso, pode criar problemas a nível do metabolismo e falta de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Optando por uma alimentação saudável, reforçamos o nosso sistema imunitário, perdemos peso, eliminamos toxinas e de uma forma geral sentimo-nos melhor.