A prática de actividade física é benéfica a toda gente independentemente do estado de saúde, e muito mais para quem tem diabetes. O exercício é uma das formas mais eficazes de prevenir complicações na Diabetes e de controlar os níveis de glicemia, pois quando se faz exercício está-se a estimular o pâncreas a produzir insulina e, por outro lado, como está a exercitar os músculos, eles precisam de energia. Deste modo, também está a aumentar a utilização de glicose pelos músculos impedindo que esta se acumule no sangue e aumente a sua glicemia.
Outro dos benefícios da prática regular de actividade física é a perda de peso que vai proporcionar uma diminuição do “colesterol mau” (LDL) e “aumento do colesterol bom” (HDL). Tendo isto em conta a pressão arterial também diminui, minimizando o risco de doenças vasculares. Essa diminuição de peso pode melhorar a auto-estima, diminuir a ansiedade e os riscos de depressão.
Especificamente em relação à diabetes, o exercício físico melhora o aproveitamento da glicose pelos músculos, reduzindo muitas vezes as doses dos medicamentos utilizados e ajudando a prevenir problemas associados ao diabetes, como alterações na retina, vasos sanguíneos, nervos, rins e coração.
Se é diabético, sedentário e pretende iniciar a prática de exercício físico vai sempre a tempo. Recomendamos que consulte primeiro o seu médico pois muitas vezes serão necessários ajustes na dosagem de insulina e dos medicamentos orais utilizados. É importante que cada individuo saiba a quantidade e intensidade de exercício, deve por isso, também pedir a ajuda de um profissional da área do desporto.
Genericamente recomenda-se que seja realizado exercício de 30 a 60 minutos por dia, quatro a cinco vezes por semana, de intensidade leve a moderada. Dá-se preferência aos exercícios aeróbicos, aqueles que podem ser mantidos por um período de tempo relativamente longo, como por exemplo caminhar, correr, nadar, hidroginástica e ciclismo. Esses exercícios além de melhorarem o aproveitamento da glicose reduzem a chamada gordura visceral que é aquela encontrada ao redor de órgãos como coração, fígado e rins.